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Como criar pesquisa de satisfação que funciona em eventos?

Atualizado: 3 de Dez de 2019

Você acha que não consegue engajar as pessoas na sua pesquisa de satisfação?

E sempre tem que implorar pra que o povo responda depois de um evento? Vem comigo que eu vou te dar umas dicas de como criar uma pesquisa que funciona!


Todo evento que você vai tem sempre uma pesquisa de satisfação pra você reclamar do organizador e falar tudo o que você pensa do evento, não tem?

Maaas...Essa pesquisa de satisfação não serve só pra reclamar não! Ela ajuda quem está fazendo o evento a ver os pontos fortes, que ele pode manter pra um próximo evento, itens a melhorar e itens que devem ser cortados mesmo.

Nem sempre que participa de eventos consegue ser ouvido! E a pesquisa pós evento serve pra que todos possam opinar.

Hoje eu vou dar algumas dicas pra que você consiga montar uma pesquisa de satisfação super eficiente! (E ninguém nunca mais vai reclamar de ter que responder a sua pesquisa)


Planeje a sua pesquisa com antecedência!

Não deixe para fazer as perguntas na última hora, ou imprimir no dia do evento se ela for impressa. Algumas pesquisas já são online hoje e isso dá agilidade tanto pra quem responde como pra quem recebe o retorno. Faça perguntas que a pessoa pense e responda rápido, sem usar muitos termos técnicos ou palavras rebuscadas. Usando frases curtas.

Você pode usar opções de 1 a 5 para notas ou “bom” ‘regular” ruim”. E sempre, em cada pergunta deixe um espaço para comentários no final!


Não crie formulários cansativos

Sim, a gente sabe que você gostaria de perguntar o mundo para participantes, mas se a pesquisa for muito longa podem ocorrer 2 problemas: 1 a pessoa não vai responder. Ela vai olhar e pensar “ai, isso é muito longo...vou perder 30 minutos aqui”. E 2 quando chegar na metade pro final, ela nem vai ler o que esta respondendo e só vai dando "ok", colocando “bom” pra tudo...e dessa forma você não terá um retorno legal! O importante é focar nos pontos críticos, que falem da experiência da pessoa com o evento, o que pode afetar positivamente ou negativamente um próximo evento. sempre deixando espaço para comentários.

Uma pesquisa Global feita pela Survey Money, constatou que as pesquisas de satisfação de eventos estão entre as mais curtas de todas, e tem em média 6 a 8 perguntas!

Eu vou deixar o link dessa matéria aqui para quem quiser ver, está toda em inglês!

Foco no que importa

Quanto menos perguntas você fizer, mais difícil será montar a pesquisa. Masss... Você deve focar! Pois essas pesquisas menores são melhor recebidas pelos participantes... Ninguém quer passar 30 minutos respondendo uma pesquisa de satisfação né?

Sendo objetivo

Existe uma metodologia chamada NPS (Net Promoter Score), que constitui em perguntar apenas:

"De zero à dez, qual é a probabilidade de recomendar este evento a um amigo ou colega?"

"Você teria algum comentário, sugestão ou dúvida sobre o evento?"

Sendo assim, na primeira pergunta você consegue quantificar o nível do evento, pois se a pessoa recomendaria é algo que ela gostou, e na segunda você abre para ouvir o que a pessoa tem q dizer sem ficar perguntando um monte de coisa.


E se por algum motivo você tem que conseguir um número mínimo de pesquisas de satisfação, você pode "lincar' ela com o recebimento do certificado do evento, se for um congresso por exemplo, que tem carga-horária. No momento da inscrição você já deve informar que o certificado será enviado mediante o preenchimento dessa pesquisa.

Essa técnica pode deixar algumas pessoas um pouco irritadas de serem obrigadas a preencherem a pesquisa, e como ninguém é obrigado a nada...então eu sugiro não colocar como item obrigatória a pesquisa...mas informe a importância dela para o evento que a própria pessoa participou. Com certeza ela vai entender!


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