• Envente

Oriente sua equipe de eventos dessa forma!

Alguém reclamou que foi mal atendido no seu evento... E o pior: A pessoa estava com razão? Leia até o fim que hoje você vai aprender como treinar a sua equipe de eventos pra que isso nunca mais aconteça!


Imagine a seguinte situação: Você se inscreve para ir num evento, chega o dia, você está lá todo empolgado, vai fazer seu credenciamento...aí a pessoa que te atende é super mal educada, grosseira... Você termina, pega seu crachá e pensa “Ok...vai ver aconteceu algo com ela antes…” deixa passar. Aí você vai assistir a uma palestra... Pede informação para algum staff do evento “ah onde fica a sala 1?”. O staff diz... Olha... Não sei bem...Acho que você deve dobrar naquele corredor. Você acha estranho alguém que esta trabalhando no evento não saber... Mas você pega o tal corredor... E chega em lugar nenhum. Aí agora você já esta um pouco irritado com esse descaso todo... Tem que voltar, a palestra que você queria assistir já esta quase começando e você nem conseguiu um lugar bom.

Você já passou por alguma situação parecida com essa?


Infelizmente essa situação é comum, dependendo de como você orienta a sua equipe.

Por que a equipe que trabalha no pré evento são poucas pessoas, essas poucas sabem muito sobre tudo. E no dia do evento são contratadas mais pessoas para poder fazer essas funções ali durante o evento, essas contratadas sabem pouco sobre nada. Então se você não orientar bem essas pessoas que vão trabalhar pra você alguns dias apenas, você pode vir a ter várias reclamações do seu evento. E aí pega muito mal, né?

Então hoje eu vou te dar 5 dicas de como treinar...orientar a sua equipe temporária de eventos!


Dica 1: Primeiro contato

Você pode contratar pessoas diretamente ou através de agências de evento.

Então, quando você chamar as pessoas para trabalhar no seu evento, o primeiro contato é aquele onde você deve deixar tudo bem claro de como será. Qual o valor do cachê que a pessoa vai receber, quantas horas de trabalho serão, horário de inicio e fim. O nome do evento, local...enfim...tudo aquilo que vai fazer diferença para aquela pessoa aceitar ou não a sua proposta de trabalho. “ah mas por que isso tudo?”

Por que você tem que dar as informações certas pras pessoas desde o inicio se você quiser que elas façam tudo direitinho. De que adianta passar tudo pela metade, ela vai chegar pra trabalhar no dia do seu evento sabendo nada, perdida, a chance de dar errado já de cara só aumenta.


Dica 2: Tenha uma coordenadora ou um coordenador de equipe

Quando você chamar uma equipe, seja por agência ou por conta, sempre chame alguém com experiencia em coordenação de equipe para passar as instruções. Por que?

Por que é muito mais fácil você lidar com 1 pessoa, que vai multiplicar as instruções para os demais, do que chamar uma por uma das 20 pessoas que estão trabalhando lá no dia do evento, pra falar qualquer coisa que seja. Você fala com a coordenadora e ela fala com o restante do staff. Além do que, se tiver alguma reclamação, ou alguém estiver fazendo algo errado que tenha que ajustar, você não se indispõe com essa pessoa. Você pede pra coordenadora e ela vai ver o melhor jeito possível de falar com essa pessoa que está fora do compasso.

Essa coordenadora também é a pessoa que vai cuidar dos revezamentos para o almoço, lanches e descanso...se houver. Ela vai conseguir se preocupar se a equipe tem tudo o que precisa para trabalhar e manter o bom atendimento.

Dessa forma você também centraliza as informações nessa coordenação. Tudo fica mais fácil.


Dica 3: Faça uma reunião de treinamento

Um dia ou até algumas horas antes do evento, se for possível é claro, faça uma reunião de equipe com todos mundo que vai estar trabalhando nos dias do evento. Informe absolutamente tudo: quantas pessoas são esperadas, quantas salas ou espaços tem no evento, horário de inicio e fim. Horários de intervalos, almoços e coffee-breaks, se precisa usar algum uniforme, se precisa falar algo em especial, onde ficam os banheiros, onde fica a saída, onde fica o credenciamento... Enfim, no treinamento você deve passar todas as informações relevantes para que essas pessoas possam orientar os participantes.


Dica 4: informe o que você espera da equipe

Todo mundo sabe que o mundo ideal é aquele onde você não precisa pedir para as pessoas tratarem as outras bem, ou serem simpáticas...mas não custa nada lembrar do óbvio!

Diga para sua equipe o que você espera deles, que sorriam, sejam simpáticos, que passem informações e informações corretas! Que se não souberem como resolver algum problema, irão buscar ajuda, e não apenas digam “ah não sei lhe informar” pra pessoa que está perguntando. Instrua que eles devem tratar as pessoas com cordialidade, como eles gostariam de ser tratados se estivessem naquela situação.

Educação nunca é demais!

Dica 5: Realize os pagamentos da equipe no prazo prometido

Não existe nada mais chato do que uma promessa de pagamento não cumprida!

Ainda mais se você disse o dia exato que seria o pagamento da equipe e se ocorreu tudo certo, não teve horas extras, não teve problemas com nota fiscal nem nada. Aliás... Só prometa o que você pode cumprir... É muito chato você dizer que vai pagar a equipe dentro de 5 dias e paga em 15 dias...algumas pessoas trabalham só com isso e contam com aquele dinheiro...enfim...Não dê desculpas, simplesmente pague direitinho as pessoas que venderam o tempo delas pra você



#evento #eventos #organizaçãodeeventos #eventoscorporativos #empresadeeventos #produtoradeeventos #produtora #produçãoevento #organizadoradeeventos #promotoradeeventos

0 visualização

Associados

contato@envente.com.br

Fone: (51)3012-0073 / (51)99432-8000

Horário: 9h às 12h e 13h30 às 18h 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Envente Eventos | Todos os direitos reservados