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Quais os indicadores de um evento de sucesso?


Como será que você descobre se o seu evento foi um sucesso?

Você pergunta para as pessoas que estão lá?

Você acha que só por que você organizou já é sucesso? Nada disso!

Hoje vou te dar 5 dicas para você saber quais os indicadores de um evento de sucesso!


Dica 1: Número de inscritos!

Se o evento for gratuito e ele tem inscrições abertas para as pessoa acessar ao evento. E ele tem muuuuitas inscrições. Isso é um indicador de sucesso?

Depende.

Eu já tive experiências de eventos gratuitos que haviam 200 inscritos e o povo pensava “uallll...temos 200 inscritos”. Chegava no dia e apareciam 50 pessoas. Por que isso? Por que as pessoas não sabem valorizar o que é gratuito! Então quando o evento não cobra inscrições...o número grande de inscritos pode ser só um indicador de que aquele tema que o seu evento aborda, é um tema que gera muito interesse! Mas chega na hora do evento ele não foi um sucesso. A culpa não é sua, mas quem sabe no próximo evento você não cobra uma taxa ao menos, pode ser que gere mais compromisso de quem se inscreveu.

Agora quando o evento é pago, teve muitas inscrições e teve muitas pessoas que compareceram no evento. Aí é um indicador de sucesso sim!

Todos os eventos pagos também tem uma certa porcentagem de abstinência... Isso é normal! Mas beeem menor do que os gratuitos!


Dica 2: Pesquisa de satisfação!

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta excelente pra você aplicar no seu evento e ter um retorno positivo e também do que precisa ser melhorado.

Quando você for montar essa pesquisa, pense em todos os pontos que afetam a vida dos participantes ali naquele momento. E não esqueça de deixar um espaço para comentários, elogios e sugestões, pois as pessoas podem ter algo a falar além do que você perguntou.

Depois que você tiver todas as respostas da pesquise, faça uma tabulação, verifique as sugestões e faça um plano de ação para o próximo evento. Não adianta nada fazer uma pesquisa e jogar dentro da gaveta...você não melhora o evento e ainda perde tempo fazendo a pesquisa.

Ah! Se o evento tiver expositores, faça pesquisa com eles também! Além de você ter a oportunidade de melhorar os próximos eventos, o expositor se sente ouvido, e isso é muito bom pro seu Networking.


Dica 3: Inscrições recorrentes

Quando você tem um evento que já não é mais a primeira edição... Você já ta na segunda, terceira... Décima edição... E segue tendo inscrições, o evento já dá lucro, ou já dá uma boa visibilidade pra sua empresa...isso já é um indicador de sucesso! As mesmas pessoas que estavam nos outros anos estão novamente no evento nessa edição... Com certeza isso é sinal de que você deve continuar fazendo o evento.

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Dica 4: Negócios gerados

Seu evento gerou novos negócios para a sua empresa? Você ganhou mais clientes?

Os expositores que estavam no seu evento estão felizes por que fizeram vendas e futuros contatos de vendas? Nem preciso dizer que isso é métrica positiva... E sucesso né?

Se o evento for de lançamento de produto ou serviço e tiverem vendas no local, esse número de vendas também é importante para definir se o evento foi sucesso ou não. Nesse caso, a venda é o motor principal do evento.


Dica 5: Métricas digitais

O número de visitas no seu site ou o número de seguidores do seu Instagram aumentou nos dias do evento? Observe esses números. São bons medidores.

Crie uma hashtag do seu evento e peça para as pessoas usarem esta hashtag. Quanto mais postagens com ela, mais visibilidade seu evento terá.


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