• Envente

ECAD - Por que você paga esse negócio?

Atualizado: 3 de Dez de 2019

É um assunto chato? É um assunto chato. É caro? É caro. Mas tem que respeitar os músicos...então hoje nós vamos fala do ECAD!



E hoje a gente vai fala de um tema que organizador de evento, cliente, todos odeiam ter que pagar essa taxinha. Que você não faz ideia de pra onde vai ou pra onde vem não né verdade?

A gente ta falando do ECAD!

Nós falamos em “pagar o ECAD” mas na verdade ECAD quer dizer “Escritório Central de Arrecadação e Distribuição”, então a gente não paga “o ecad” e sim a taxa para o ECAD.

"Mas que diferença faz se tem que pagar esse raio de taxa que só os músicos gostam dela?"


O Ecad é um escritório privado brasileiro, que foi fundado em 1976, que é responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores, ou seja, se você organiza um evento que vai ter uma banda, ou um DJ tocando, você tem que pagar os direitos para os músicos ou autores das músicas que tocarão no teu evento. Ele é um órgão formado por 9 associações - de músicos, compositores, intérpretes, autores entre outros- que funcionam como sindicato. E ele tem 26 unidades arrecadadoras espalhados por todos os estados do Brasil


O Ecad arrecada direitos não só de rádio, TV e shows não! Também atua em bares, academias, consultórios médicos, carros de som, terminais de transporte e até mesmo festas de casamento, aniversários e todo tipo de eventos que toque música.


E como eles fazem para monitorar tudo isso? Eles contam com antenas no alto de prédios para captar o que as rádios tocam; gravadores em blocos e trios elétricos, monitores de apresentação pública; e tem os fiscais, que anotam o que toca nos shows para saber o que deve ser cobrado. Também pode acontecer daquele seu vizinho invejoso que não foi convidado pra festa ligar pro ECAD e fazer uma denuncia. Eles vão até você!


Mas e o que acontece se você não pagar?

Se você não comunicar o ECAD que vai ter música no teu evento ou não pagar o boleto da arrecadação você está infringindo a lei sabia? É... e se o ECAD descobrir, você pode pagar uma multa enorme por isso e até ser processado.

Além de disso você não vai estar sendo legal com quem compôs/gravou a música que você usa para se divertir com seus convidados. Então da próxima vez que pagar o ECAD, dá um beijinho no boleto e pensa “valeu ai músicos por fazer a minha festa mais legal!” ;)


#eventos #ecad #evento #festa #organizaçãodeeventos #eventoscorporativos #empresadeeventos #empresaorganizadora

0 visualização

Associados

contato@envente.com.br

Fone: (51)3012-0073 / (51)99432-8000

Horário: 9h às 12h e 13h30 às 18h 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Envente Eventos | Todos os direitos reservados