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Comprou um estande no evento, e agora?

Atualizado: 20 de set. de 2021

A sua empresa tem estande em um evento, mas você não sabe bem o que vai fazer la, tá ansioso, eufórico... Mas vai fazer muitos contatos? Será mesmo?


Imagine você, que comprou um estande em um mega evento! Você vai preparado pra falar com as pessoas, distribuir brindes, pegar contatos, fazer Networking e fechar negócios. Quando termina o evento você sai de lá super satisfeito. Esse seria o mundo ideal não?

Mas muitas empresas ainda não sabem como aproveitar bem o evento para conseguir alcançar esse objetivo.

Então eu vou dar 4 dicas para você e sua empresa aproveitarem ao máximo a sua participação em um evento. Esse texto é voltado para eventos grandes, aqueles com feiras estandes e vários dias. Se você quiser dicas sobre marketing estratégico em outros tipos de eventos, deixa aqui nos comentários pra eu saber.


Dica 1: Tenha um objetivo em mente

Quando você compra um espaço (seja estande, balcão de negócios, etc) você esta fazendo um investimento. E como todo investimento, você deve ter em mente quais são os seus objetivos ali. E não venha me dizer “meu objetivo é vender”, por que isso é o que toda e qualquer empresa quer. Na verdade a venda é a consequência, mas que só vai se concretizar com alguma ação que você fizer antes. Então quando você vai pra esse evento, coloque uma meta em números de quantas pessoas você quer conhecer, falar, trocar cartão. Seu objetivo pode ser montar um mailling... Então você pode fazer inscrições para pessoas interessadas no seu produto, onde no final do evento você fará um sorteio de alguma coisa entre essas pessoas interessadas. E Mesmo que você tenha produtos pra vender no seu stand, não importa o seu ramo, sempre converse muito antes com as pessoas, aproxime-se, crie conexões. Com certeza dessa forma a sua venda será bem mais leve e fácil, sem parecer que você está lá só pra isso.


Dica 2: Use a tecnologia a seu favor

Não tem nada mais chato do que você estar caminhando em uma área de negócios e ter pessoas “panfletando” no local. Alguns eventos até já proibiram as empresas de panfletar. Quando você pega um papel sem ninguém te falar nada a respeito do que você pegou a tendência é amassar e jogar jora.

Você pode ter flyers e folders no seu estande, mas tente minimizar essas impressões tendo 1 tipo de flyer no máximo, por que você já tem o seu cartão de visitas também pra entregar. e esse é essencial. Tenha muitos cartões de visita pra entregar. É melhor você voltar pra casa com alguns deles, do que faltar cartão no meio do evento, já pensou?

Nos estamos na era dos aplicativos. A maioria dos eventos já tem seu próprio App pra baixar, você faz download uns dias antes e deleta um mês depois quando tiver coletado os dados que você precisa e já tiver feito todo o Networking necessário. Hoje em dia outra opção que ajuda você a captar contatos é a famosa Gamificação. Já ouviu falar? Gamificação são técnicas de jogos virtuais, que você pode desenvolver dentro do aplicativo do evento, para cativar pessoas por meio de desafios e bonificações. As pessoas são competitivas por natureza, então a tendencia é sempre que elas participem e concorram entre si.

Então com tanta tecnologia que nos cerca hoje... Você vai mesmo querer levar mais um pedaço de papel pra casa? Pensa nisso!


Dica 3: DICAS PARA SE CONECTAR COM SEU CLIENTE

-Traga novidades sobre sua empresa, fale sobre coisas inéditas, ainda mais se ela já é super conhecida no ramo, as pessoas são movidas por novidades e coisas que elas ainda podem descobrir.

-Leve ofertas especiais só para quem está no evento! Essa é uma ótima forma de fazer vendas no local do evento pois você brinca com o gatilho da escassez e todo mundo sabe que as pessoas correm pra comprar algo que tem tempo limitado.

-Distribua brindes: eu não conheço 1 pessoa que não goste de pegar brinde em evento! Você pode escolher algo que tenha a ver com o seu ramo de atuação e personalizar com a sua marca. Até uma caneca personalizada por mais clichê que seja, sempre esgota no final do evento. Dicas de brindes: guarda chuva, squeeze, porta cartões, carregador de celular portátil, sacolas/bolsas, sementes de flores, chocolates com embalagem personalizadas...e por aí vai!

Essas foram algumas dicas...existe um mundo de opções pra você, basta se puxar na criatividade!


Dica 4: Como vender sem vender

Quando as pessoas vão para um evento, elas não costumam buscar o que já sabem. Elas buscam novos conhecimentos, aprendizado, Networking, soluções, troca de experiências... Entre outros.

Hoje, ao pensar em participar de eventos como estratégia de marketing, tente direcionar as pessoas se engajarem em torno de assuntos que elas não necessariamente dedicam tempo diariamente para discutir, mas que no final irão agregar ao seu propósito de participar daquele evento.

Por exemplo: Se você está em um evento de nutrição ou enfermagem, e seu produto é uma empresa de jalecos. Você pode abordar as pessoas falando que está colhendo opiniões de como fazer jalecos melhores, com relação ao corte, tamanhos, mangas, cores...etc. Peça que as pessoas respondam a uma pesquisa de opinião, com isso, mesmo que você não venda o jaleco na hora, você mostra interesse na opinião delas, mostra o seu produto, fica com o contato das pessoas para o pós evento e de quebra ainda pode melhorar os seus jalecos pra fazer mais vendas ou seja lá o que você vende.

Você pode colocar no seu espaço seu material de vendas, vídeos informativos, alguma pesquisa para ser respondida pela pessoas que depois você irá enviar os resultados por email, como esta que eu citei antes. Você pode fazer mini palestras de 15 a 30 minutos, para 5 a 10 pessoas, dentro do seu espaço, com profissionais da sua empresa, ou algo que chame ou incite os participantes a tomarem alguma ação pós-evento, como participar de uma outra atividade, e aí sim você pode falar de sua oferta ou induzir a comprar um produto.


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